top of page
Buscar
  • imprensaapropuc

Memória PUC: Jornal Porandubas

Tabloide quinzenal, ligado à Assessoria de Imprensa e Comunicação , o Porandubas, destacou-se como veículo interno de grande repercussão na comunidade universitária puquiana entre os anos 1977 e 1988. Hoje, passados mais de 40 anos de sua primeira edição, transforma-se num documento de memória sobre um período decisivo da história da PUC-SP. Nas suas páginas é possível acessar inúmeras matérias sobre temas gerais e do cotidiano da vida universitária e sobre questões candentes da agenda política do período. Na leitura de suas 149 edições, aqui reproduzidas digitalmente, é possível acessar a cobertura de importantes acontecimentos da Universidade - das eleições para a Reitoria às eleições para as entidades estudantis; das Reformas Universitárias as lutas dos professores, do incêndio do Tuca ao movimento de sua Reconstrução assim com muitos dos eventos culturais e político que tiveram a PUC-SP como palco.


Para além do rico conteúdo, o Porandubas fez uso de uma linguagem descontraída na montagem das edições. Notável era a presença de charges e de colagens (fotografias sobrepostas) que, como recurso jornalístico, teciam críticas despojadas à realidade. Igualmente, o Jornal esteve impregnado de expressões singulares típicas de uma época, as quais servem de reflexão a respeito da forma como as informações eram veiculadas na Universidade.


Assim o Jornal Porandubas foi construindo uma linguagem que bem representa uma geração que enxergava e construía na PUC uma arena democrática que reunia estudantes, funcionários e professores.

Para facilitar a leitura do Jornal Porandubas, agora disponibilizamos seus 149 exemplares na íntegra para consulta.

Mais informações sobre o Jornal Porandubas veja novamente a primeira mostra virtual que realizamos.


*Reformas Universitárias: No ano de 1982, foi aberto um processo constituinte na PUC para discutir e elaborar as novas diretrizes da Universidade. Um processo marcado por debates calorosos que se estendeu até 1983. Destaca-se o ambiente democrático interno que visava garantir e ampliar a autonomia universitária e melhorias no ensino. Em 1987, outro momento de destaque, a questão da estadualização do ensino na PUC. Discussão que se deu em meio à uma crise financeira que atingia a Universidade.


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page