|
Negociação
Proposta da Reitoria aponta para arrocho salarial
8%.
É este o índice que a Reitoria propõe para reajustar os salários de professores e funcionários a partir de março.
A nova proposta segue a mesma direção das outras apresentadas pela Reitoria desde o início das negociações. Na última reunião de 2001, foi apresentado um índice de reposição de 1% em janeiro e 2% em fevereiro. Esses índices foram rejeitados pelas associações e nem sequer foram aplicados em folha pela Reitoria.
Agora, já com a campanha salarial em andamento, a Reitoria apresenta o índice de 8%. APROPUC e AFAPUC reivindicam a reposição pelo ICV-Dieese (que entre março/2001 e janeiro/2002 já atingiu 9,42%), mais 4% de produtividade.
O número apresentado pelas vice-reitoras não tem por referencial nenhum índice de preços em vigor, mas reflete o aumento médio aplicado às mensalidades dos estudantes neste ano, que, segundo a Reitoria, teria ficado na média de 8%.
Para as vice-reitoras, esse número também reflete uma impossibilidade real da universidade, pois existe um déficit médio de 6% entre a receita de mensalidades e a folha de pagamento.
As associações apresentaram rejeição ao índice proposto pela Reitoria (veja matéria abaixo) e pretendem reverter esse quadro. Para as entidades, a proposta aponta para um arrocho salarial. Estão marcadas assembléias para esta semana.
Índice desagrada as associações
A nova proposta da Reitoria foi muito questionada pelos representantes da APROPUC e AFAPUC na reunião de sexta-feira, 8/2.
Priscilla Cornalbas, presidente da associação dos professores, analisou a proposta a partir de três pressupostos: “Em primeiro lugar, o índice apresentado mostra que a política de sustentabilidade da universidade, a partir da prática de altas mensalidades, chegou ao seu limite. Isso pode ser percebido pelo discurso das próprias vice-reitoras. Agora, o equilíbrio orçamentário tem de ser conseguido também com o arrocho salarial de professores e funcionários.
Isso nos leva a uma segunda constatação, pois na medida em que o ICV-Dieese é negado como índice de reposição de perdas, fica configurado um arrocho salarial para os trabalhadores da casa. E isso, para nós, é inadmissível, uma vez que, historicamente, o ICV-Dieese tem sido o índice que reflete com mais fidelidade as perdas salariais dos trabalhadores”.
Para Priscilla, um terceiro ponto a ser assinalado na negociação refere-se à vinculação da mensalidade aos salários, prática extremamente negativa e que tem sido evitada em todas as negociações, tanto por professores como pelos funcionários.
Para Anselmo Antônio da Silva, diretor da AFAPUC, somente a mobilização de funcionários e professores constitui-se numa forma eficaz de reverter a atual política que a Reitoria tenta impor. O diretor acrescenta que a proposta apresentada, pelas suas características, pode chamar as duas partes para um confronto nas próximas semanas.
Campanha Salarial
Pouco avanço na negociação das cláusulas sociais
Também na reunião de 8/2, a Reitoria apresentou algumas providências que vem tomando para
concretizar suas propostas. Algumas questões geraram polêmica (como a que se refere às bolsas de mestrado para funcionários), mas de uma forma geral as providências não conseguiram, segundo as
associações, apontar para uma viabilidade imediata das questões em pauta. As cláusulas em que se concretizaram soluções já vinham sendo objeto de negociações anteriores. Abaixo, apresentamos a relação das questões cujos encaminhamentos foram formalizados pela Reitoria.
| Cláusula |
Providência |
| Fim do regime de hora-aula |
Reitoria está recebendo informações de casos ainda pendentes para possíveis providências. A princípio não deverão existir mais professores horistas em 2002, com exceção da Faculdade de Direito. |
| Gratuidade no estacionamento |
Começaram a ser feitos estudos tanto para determinar a viabilidade da proposta, como também para implantar um serviço de Ponte Orca entre Vila Madalena e Barra Funda, passando pela PUC. |
| Tíquete Alimentação |
Foi feito um levantamento do número de professores que utilizam o vale-refeição. A prioridade da Reitoria é revitalizar o restaurante (e não conceder tíquetes para outros restaurantes). |
| Colégio São Domingos |
Foram retomadas as negocições com o São Domingos e com outros colégios da redondeza, aos quais estão sendo propostas parcerias com a PUC em caso de desconto aos filhos de professores e funcionários. |
| Cláusulas específicas para funcionários |
| Pagamento no último dia do mês |
Não poderá ser atendida no momento. A decisão poderá ser revista depois de maio quando haverá um quadro definitivo do número de alunos. |
| Vale-transporte |
Funcionários terão direito a partir da data de admissão |
| Bolsa mestrado/doutorado |
A Reitoria aplicará normas já propostas: o funcionário só terá direito a dez horas se realizar pesquisa de interesse de seu setor e se comprometendo a ficar por mais cinco anos na instituição. |
| Compensação de horas extras |
A DRH está realizando estudos para normatização das compensações. |
Fórum Social Mundial
Assembléia decide calendário de lutas e mobilizações
O segundo Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre entre os dias 31/1 e 5/2, foi mais amplo do que a sua primeira edição, em 2001. Houve maior número de participantes e a presença das organizações políticas de esquerda e dos sindicatos também foi bem mais significativa. Foram 51.300 participantes, sendo 15.230 delegados, 4.909 organizações da sociedade civil de 131 países, 11.600 jovens de 52 países, 210 etnias, 186 línguas, 2500 mil crianças no FORUMzinho.
Dentro da programação oficial, O MST, a CUT e a Via Campesina encabeçaram uma assembléia com representantes de dezenas de países dos cinco continentes, elaborando um documento que analisa a luta contra o neoliberalismo, e apresentando um calendário de lutas e mobilizações para 2002 e 2003. Destacam-se o plebiscito continental sobre a Alca durante o ano e o Fórum Social Continental, em Quito, no segundo semestre. Além das datas comemorativas do Dia do Trabalhador e do Dia da Mulher, entre outros, haverá mobilizações continentais e mundiais de protestos nos eventos promovidos por FMI, OMC, Banco Mundial, União Européia e outras cúpulas.
Fora da programação oficial – e em alguns casos contra a vontade dos organizadores do evento mundial – realizaram-se palestras com movimentos que lutam pela libertação na América Latina.
Além do FSM, também aconteceram em Porto Alegre o 2.º Fórum Parlamentar Mundial, o 1.º Fórum Mundial de Juízes, o 2.º Fórum de Autoridades Locais pela Inclusão Social e o Fórum Preparatório da Rio+10, atividade paralela à Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (segunda versão da Eco 92, realizada no Rio de Janeiro).
Rola Na Rampa
Sorocaba inaugura página na Internet
Já está na Internet a página do Centro de Ciências Médicas e Biológicas da PUC (câmpus Sorocaba). Na quinta-feira, 7/2, foi realizado um evento no anfiteatro da biblioteca do câmpus para marcar o lançamento. A página traz notícias e informações sobre o CCMB e seus cursos (Medicina, Enfermagem e Biologia), residência médica, a Biblioteca, o Hospital Santa Lucinda, galerias de fotos e eventos, além de um guia de saúde com informações sobre as mais recentes pesquisas e descobertas em tratamento e prevenção de doenças. A página pode ser acessada no endereço www.sorocaba.pucsp.br.
Contraponto invade Porto Alegre
Uma equipe do Contraponto, jornal-laboratório do curso de Jornalismo, foi a Porto Alegre e cobriu os seis dias do Fórum Social Mundial, que terminou em 5/2. Uma edição especial sobre o evento está sendo preparada e deve ser lançada dia 7/3, quando os estudantes planejam realizar um grande debate sobre o Fórum, no Tuca. O Contraponto é publicado mensalmente, e distribuído a universidades e órgãos de comunicação de todo o país.
Benevides Paixão é arrombado
Em janeiro, a porta do centro acadêmico de Comunicação Benevides Paixão, no corredor da Cardoso, foi arrombada, e palavras ofensivas à atual gestão do CA foram pichadas na lousa e na parte externa da porta. A diretoria do Benevides deve questionar a Reitoria sobre a contradição no padrão de segurança dentro da universidade, já que dois diretores, quando vieram visitar o CA para checar se algo havia sido roubado, tiveram nomes completos, números de matrícula e tempo de permanência anotados, enquanto nenhum membro da segurança tem qualquer informação sobre o autor do arrombamento.
Rede PUC prestes a entrar no ar
A Rede PUC, programação própria do circuito interno de TV da universidade, já está com todo o equipamento pronto, e só depende da definição da equipe de estagiários para começar a funcionar. Durante os horários de aula, a rede funcionará como uma espécie de painel eletrônico, trazendo informações sobre eventos culturais, palestras, seminários, cursos de extensão, defesas de teses, ofertas de estágios, a APROPUC, a AFAPUC, os CAs, a Educ e a Biblioteca. Fora desses horários devem ser apresentadas algumas matérias relacionadas à universidade, e até mesmo transmissões ao vivo de alguns eventos. Haverá também espaço para produções dos alunos.
Copa Bispo
Terminou no dia 8/2 a 4.ª Copa Bispo de Futsal dos funcionários da PUC, promovida pelo CVC. A equipe Sagaz sagrou-se campeã ao vencer por 9 x 4 o Unidos do Tuca. Em terceiro lugar ficou o Nóis na Fita, que venceu o Magia Negra por 9 x 3.
Cinemam PUC
Dois filmes do diretor alemão Volker Schlöndorff serão exibidos na terça-feira, 19/2, no Auditório Banespa: O tambor, às 12h, e Tiro de misericórdia, às 17h. No dia 26/2, também terça-feira, é a vez de O jovem Toerless, às 12h, e A honra perdida de Katharina Blum, às 17h. O Auditório Banespa fica no Espaço Cultural da Biblioteca Central, no térreo do Prédio Novo.
AFAPUC organiza campeonato de futsal
Estão abertas as inscrições de equipes para o Campeonato AFAPUC 2002 de futsal. Os jogos acontecerão aos sábados, na quadra do câmpus Monte Alegre. Cada equipe pode inscrever no máximo dois funcionários de prestadoras de serviço, com uma taxa de R$ 25 para cada um destes. As inscrições podem ser feitas até 8/3, na sede da AFAPUC, no corredor da Cardoso. Informações: 3670-8208.
|
|