Manifesto do Coletivo de Discentes da Pós Graduação da PUCSP à Comunidade Acadêmica 


O Coletivo dos Discentes da Pós Graduação da PUCSP vem por meio deste manifesto declarar o apoio às legítimas e pacificas reivindicações do movimento iniciado pela Graduação da PUCSP. Enquanto Comunidade Acadêmica, compartilhamos dos princípios e valores defendidos pelos estudantes de Graduação e nos preocupa enormemente a situação de crise política e institucional pela qual passa a Universidade. 


Diante dos últimos acontecimentos, isto é, frente às demissões de funcionários, docentes da Graduação e Pós-Graduação, à crescente dificuldade de diálogo com a Reitoria, ao aumento abusivo das mensalidades escolares, aos cortes no subsídio do bandejão e ao retraimento gradativo das iniciativas da Universidade junto à Comunidade Externa, nos parecem justas e necessárias as reivindicações apresentadas. Estes são os mesmos problemas enfrentados pela Pós-Graduação, agravados ainda pelos impactos que trazem ao desenvolvimento das pesquisas e produções acadêmicas da Pós. 


Reafirmamos nossa postura ideológica e política na defesa do direito de liberdade de expressão, no fomento e ampliação dos espaços de discussão democrática e livre, na descriminalização dos movimentos sociais e no respeito a diversidade de ideias. É preciso urgentemente reverter os processos de precarização da Universidade, assumindo o diálogo franco com o corpo discente e docente, sem qualquer ranço de autoritarismo.